Filme: Spotlight – Segredos Revelados

Ás vezes é preciso alguém de fora, para enxergar o que há dentro.

Quando Marty Baron (Liev Schreiber), nascido na Flórida e judeu, assume o cargo de editor-chefe do Boston Globe, ele desenterra o caso abafado pela Igreja Católica e esquecido pelos residentes de Boston: diversos sacerdotes foram acusados de abusos de menores. A equipe Spotlight, composta por Walter ‘Robby’ Robinson (Michael Keaton), Sacha Pfeiffer (Rachel McAdams), Mike Rezendes (Mark Ruffalo) e Matt Carroll (Brian d’Arcy James), é encarregada das investigações e apuração dos fatos.

Spotlight é baseado na verídica investigação ganhadora do Prêmio Pulitzer feita pela equipe Spotlight do jornal Boston Globe. O roteiro de Josh Singer e Tom McCarthy é elogiável e aclamável. Além de ser envolvente, – o longa poderia ter três horas de duração e eu nem perceberia – expõe detalhes e situações como: a personagem de Rachel McAdams, Sacha, costumava acompanhar a avó na missa. Após revelações à cerca do caso, ela não consegue mais assistir a liturgia; uma das vítimas entrevistadas reside atrás de uma igreja; e, outro entrevistado, revela que o abuso (pelo clérigo) não é apenas corporal, mas também espiritual, pois ele rouba sua fé na divindade celestial; até mesmo os jornalistas, que devem ser imparciais e não se envolver, se importam em divulgar as informações. A direção de McCarthy reforça o brilhante script, sem desmerecer o duplo trabalho de Tom. A cena final, em que Robby (Keaton) atende ao telefone, é singela e maravilhosamente bem fotografada.

Michael Keaton e Rachel McAdams estão muito bem obrigada. Entretanto, a atuação de McAdams não chega a ser digna de prêmio. O destaque mesmo fica a cargo de Liev Schreiber e Mark Ruffalo. Schreiber é homem de uma expressão só nesse filme. Todavia, esse semblante é algo estimável. Esqueça Bruce Banner, Dylan Rhodes  e/ou Matt Flamhaff (mentira, não esqueça, não), Ruffalo se supera! Sua performance é aplaudível.

Título original: Spotlight
Diretor: Tom McCarthy
Ano: 2016
Duração: 128 min
Distribuidor: Sony Pictures
Elenco: Michael Keaton, Rachel McAdams, Mark Ruffalo, Liev Schreiber, John Slattery, Stanley Tucci

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.