É com grande pesar no coração, que vos digo para não ler “Insurgente” antes de assistir sua adaptação. Depois sim, antes não.
Gostaria de compreender o propósito de adaptar uma obra, se nem ao menos cinquenta por cento da mesma encontra-se no longa. Enfim, sigamos em frente. Insurgente, baseado no livro homônimo de Verorina Roth, “retoma” de onde Divergente parou. Tris (Shailene Woodley), Quatro (Theo James), Caleb (Ansel Elgort) e Peter (Miles Teller) estão fugindo da Erudição, e encontram refúgio na Amizade. Como a paz nesta série nunca dura para sempre, é óbvio que o grupo precisará botar o pé na estrada novamente, e em meio a tudo isso encontram-se revelações de segredos, novos personagens, lutas, mortes, traição e simulações.
Como adaptação, o roteiro do longa é descartável. Mas, certas adições ao enredo foram bem posicionadas. Já a direção de Robert Schwentke é neutra, com erros grosseiros de continuidade. Até mesmo os efeitos especiais não corresponderam as expectativas. Em compensação, as cenas de ação estão eletrizantes.
Para você que leu Insurgente, posso acalentar seu coração dizendo que: Quatro + Eu te amo + Tris está presente, tanto quanto Peter fazendo “você sabe o que” e uma certa Edith “você sabe quem” revelando tal segredo. Mas, não espere ver nossa personagem principal sob a influência do soro da paz.
Shailene Woodley faz jus ao título de protagonista. Seu desempenho poder vir a ofuscar alguns atores com quem divide a tela. A cena do julgamento na Franqueza é de partir o coração, e tudo devido a performance de Woodley. Esse prodígio realmente nasceu para o drama; Uriah. Por que ele não encontra-se no primeiro filme mesmo? Posso afirmar que Keiynan Lonsdale tapou o buraquinho presente no meu coração; Já o ser responsável por escalar Naomi Watts como Evelyn merece ganhar um prêmio. Acho que isso responde o dilema dos fãs.
Vulgo dizer, que nem Imagine Dragons com “Warrior” salva a fraca trilha sonora do longa-metragem.
Título original: Insurgent
Direção: Robert Schwentke
Ano: 2015
Duração: 119 min
Distribuidor: Paris Filmes
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Ansel Elgort, Miles Teller, Naomi Watts, Octavia Spencer, Kate Winslet