Filme: Whiplash – Em Busca da Perfeição

Haja bateria! Quero dizer, batida. Quero dizer, coração. Enfim, se você não aguenta um “básico” terror psicológico, sinto muito ter lhe dizer que, não vá em busca dos ovos de ouro, mesmo Whiplash: Em Busca da Perfeição sendo um dos melhores filmes de 2014 não só na minha opinião, mas na de milhares de críticos ao redor do globo.

O roteiro eletrizante é baseado em uma história pessoal do roteirista e diretor do longa, Damien Chazelle, e conta a história do jovem baterista, Andrew (Miles Teller) que é selecionado pelo professor de jazz, Fletcher (J.K. Simmons) a integrar a orquestra principal do Conservatório Shaffer. Cada fala, cada diálogo, cada item meticulosamente inserido por Chazelle apenas conquistou pontos positivos.

Já na direção, Chazelle deixa um pouco a desejar. Um exemplo: qual o propósito de focalizar um prédio e uma mosca, não necessariamente no mesmo quadro, por seis segundos? No entanto, o foco no personagem Andrew pondo band-aid nas mãos é válido.

E o ponto alto do filme fica a cargo da dupla dinâmica Miles Teller e J.K. Simmons. E que dupla! Teller dá um show de atuação. Quem assistiu Divergente, O Maravilhoso Agora, Footloose: Ritmo Contagiante sabe o quão memoráveis são os personagens interpretados pelo ator. Mas o nível de Miles em Whiplash é excepcionalmente superior. E o que falar de J.K. Simmons? Nada. A carreira deste ser humano fala por si só, tão quanto seu desempenho neste longa.

O repertório é magistral. Especialmente na cena final, que é para aplaudir de pé.

Porém, mesmo depois de lhes incitar “subliminarmente” a assistir Whiplash o mais rápido possível, é difícil não deixar a questão: “empenho em excesso, será que vale mesmo a pena?”

Eis o trailer:

Título original: Whiplash
Direção: Damien Chazelle
Ano: 2014
Duração: 107 min
Distribuidor: Sony Pictures
Elenco: Miles Teller, J.K. Simmons, Melissa Benoist, Paul Reiser

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s