Se previsibilidade é o que procura, sinto lhe informar que encontrou a crítica cinematográfica e o longa-metragem errados.
Quem leu ou assistiu Garota Exemplar sabe que o forte de Gillian Flynn, autora da obra e roteirista do longa, é prender o leitor ou espectador até o último instante. No quesito impacto, “Garota Exemplar” é o grande vencedor. Porém, Lugares Escuros não fica muito para trás.
Baseado no livro homônimo de Gillian Flynn, “Lugares Escuros” acompanha Libby Day (Charlize Theron), a única sobrevivente do crime que tirou a vida de sua mãe e das duas irmãs. O principal suspeito é Ben (Tye Sheridan), seu irmão mais velho. Trinta anos depois, ela é abordada por Lyle (Nicholas Hoult), integrante de um clube fascinado em resolver crimes de grande repercussão. Em meio a alguns acontecimentos, Libby precisará revirar e revisitar seu passado. E isso inclui a trágica noite.
Gilles Paquet-Brenner, diretor e roteirista do filme, conseguiu cativar o espectador, fazendo com que todos os envolvidos fossem alvo de desconfiança. Sempre confie desconfiando. A história é bem aprofundada, com exceção do desfecho de uma personagem, que a meu ver, foi concluído apressadamente. Além disso, o longa também é muito bem dirigido.
Finalmente, Chloë Grace Moretz conseguiu ter êxito ao desempenhar um papel mais adulto, após a tentativa frustrada em Acima das Nuvens; Em contrapartida, Nicholas Hoult não atingiu o nível apresentado em Mad Max – Estrada da Fúria. Porém, o talento do ator é inegável; Christina Hendricks me surpreendeu positivamente ao interpretar Patty Day, mãe de Libby; Já Charlize Theron…Por algum motivo, perguntei-me se Kristen Stewart tinha ficado loira e mudado o nome para o mencionado anteriormente. Theron não convenceu-me ao representar uma Libby traumatizada e indiferente. Se Libby Day tivesse alguns anos a menos, seria uma bela protagonista para Stewart.
Título original: Dark Places
Diretor: Gilles Paquet-Brenner
Ano: 2015
Duração: 113 min
Distribuidor: Paris Filmes
Elenco: Charlize Theron, Nicholas Hoult, Chloë Grace Moretz, Christina Hendricks, Tye Sheridan