Eis um filme 8 ou 80. Mas, para nossa alegria, Aliança do Crime é 80.
Baseado no livro de Dick Lehr e Gerard O’Neil, Black Mass, no original, conta a história real de James “Whitey” Bulger (Johnny Depp), um dos maiores gângsters dos Estados Unidos e um dos mais procurados pelo FBI.
Aliança do Crime é MUITO bom. A direção de Scott Cooper é apreciável, com planos bem enquadrados e idealizados. O roteiro de Mark Mallouk e Jez Butterworth é acertadamente adaptado e desenvolvido, além de fazer referência a Sherlock Holmes, personagem interpretado por Benedict Cumberbatch na série homônima. O longa poderia ter sido uns dez minutos mais curto, mas o fato não prejudica o desenrolar do longa..
As atuações e o elenco desse filme são para aplaudir de pé. Kevin Bacon, Dakota Johnson e Benedict Cumberbatch estão maravilhosos. Depois de ouvir o sotaque sulista de Cumberbatch, quem diz que esse homem é britânico?! Johnny Depp está nesse filme? Pois, apenas vi James Bulger. Depp vestiu a camisa, a calça, o sapato e a maquiagem de Bulger, apresentando um desempenho memorável. Agora, Joel Edgerton é o rei (não estou falando de Êxodos). Que performance esplêndida, de um personagem babaca, capacho e puxa-saco (lembra bastante o papel de Bradley Cooper em Trapaça). Estou em conflito até agora se aplaudo ou estapeio o ser humano.
A trilha sonora, especialmente a instrumental, é elogiável. Além de reunir ótimas canções dos anos 60/70.
Caso não tenha ficado claro, Aliança do Crime (prefiro o título original) resume-se em MUITO BOM.
Título original: Black Mass
Diretor: Scott Cooper
Ano: 2015
Duração: 122 min
Distribuidor: Warner Bros.
Elenco: Johnny Depp, Benedict Cumberbatch, Joel Edgerton, Dakota Johnson, Kevin Bacon