Chloë Grace Moretz protagoniza seu terceiro longa-metragem. Infelizmente, em nenhum deles ela teve êxito.
Não me leve a mal, Moretz é uma ótima atriz, mas, quando coadjuvante. Por exemplo: Hit-girl em Kickass, Diondra em Lugares Escuros, Abby em Deixe-me Entrar e, até mesmo Carrie em Vovó…Zona 2.
Em A 5ª Onda, baseado na obra homônima de Rick Yancey, a Terra foi invadida por alienígenas chamados de “os outros”. Diversos ataques foram proferidos contra o planeta: apagões, tsunamis, vírus e controle, cada um referente a uma onda do título. Quando conhecemos Cassie Sullivan (Moretz), a 4ª onda acaba de acontecer: os outros estão entre nós, disfarçados de seres humanos. Cassie está em busca do irmão mais novo, Sam (Zackary Arthur), que foi separado dela involuntariamente e levado para um campo abrigo, local onde também encontra-se Ben Parish (Nick Robinson).
O longa é bem dirigido, crédito a J Blakeson, e conta com uma boa fotografia. Entretanto, o grande problema recaí sobre o roteiro, que é muito mal adaptado, parecendo um encontro entre A Hospedeira e Divergente. Determinados diálogos e situações são tão insanos que chega a ser risível, de levar lágrimas aos olhos.
O fato do livro abordar quatro pontos de vista (Cassie, Ben, Sam e Evan Walker) e o filme dois (Cassie e Ben), modifica a compreensão da trama, a característica da protagonista, que, no livro, é badass e não leva desaforo para casa, e a importância de certos personagens como, por exemplo, Evan e Sam, que é separado da irmã após esquecer o urso de pelúcia no quarto e quase obrigá-la a ir buscá-lo, fazendo com que Cassie perca o ônibus. Por qual motivo esses irmãos de protagonistas, sim, Primrose Everdeen, estou falando de você, vivem esquecendo coisas?
Eis outro ponto (negativo) que merece destaque: o maquiador do longa é, provavelmente, fã da DC Comics, pois usou o batom do Coringa e o pó de arroz da Arlequina para compor a maquiagem de Reznik (Maria Bello). Queria saber, onde essas pessoas encontram tempo para se maquiar em meio a uma guerra?!
Por incrível que pareça, Nick Robinson, de Jurassic World, é o melhor ator em cena. A única performance relevante de Chloë Moretz é, quando Cassie dá um tapa em Evan, interpretado por Alex Roe, que o que tem de bonito, tem de descartável [no filme]. Mas, é claro que “precisamos” de um triângulo amoroso.
Em meio a tanta decepção, eis uma satisfação: “Alive”, da Sia, que além ser MARAVILHOSA e tocar no trailer, combina com a proposta do longa.
⭐⭐
Título original: The 5th Wave
Diretor: J Blakeson
Ano: 2016
Duração: 112 min
Distribuidor: Sony Pictures
Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Ron Livingston, Maggie Siff, Maria Bello, Liev Schreiber