Filme: A 5ª Onda

Chloë Grace Moretz protagoniza seu terceiro longa-metragem. Infelizmente, em nenhum deles ela teve êxito.

Não me leve a mal, Moretz é uma ótima atriz, mas, quando coadjuvante. Por exemplo: Hit-girl em Kickass, Diondra em Lugares Escuros, Abby em Deixe-me Entrar e, até mesmo Carrie em Vovó…Zona 2.

Em A 5ª Onda, baseado na obra homônima de Rick Yancey, a Terra foi invadida por alienígenas chamados de “os outros”. Diversos ataques foram proferidos contra o planeta: apagões, tsunamis, vírus e controle, cada um referente a uma onda do título. Quando conhecemos Cassie Sullivan (Moretz), a 4ª onda acaba de acontecer: os outros estão entre nós, disfarçados de seres humanos. Cassie está em busca do irmão mais novo, Sam (Zackary Arthur), que foi separado dela involuntariamente e levado para um campo abrigo, local onde também encontra-se Ben Parish (Nick Robinson).

O longa é bem dirigido, crédito a J Blakeson, e conta com uma boa fotografia. Entretanto, o grande problema recaí sobre o roteiro, que é muito mal adaptado, parecendo um encontro entre A Hospedeira e Divergente. Determinados diálogos e situações são tão insanos que chega a ser risível, de levar lágrimas aos olhos.

O fato do livro abordar quatro pontos de vista (Cassie, Ben, Sam e Evan Walker) e o filme dois (Cassie e Ben), modifica a compreensão da trama, a característica da protagonista, que, no livro, é badass e não leva desaforo para casa, e a importância de certos personagens como, por exemplo, Evan e Sam, que é separado da irmã após esquecer o urso de pelúcia no quarto e quase obrigá-la a ir buscá-lo, fazendo com que Cassie perca o ônibus. Por qual motivo esses irmãos de protagonistas, sim, Primrose Everdeen, estou falando de você, vivem esquecendo coisas?

Eis outro ponto (negativo) que merece destaque: o maquiador do longa é, provavelmente, fã da DC Comics, pois usou o batom do Coringa e o pó de arroz da Arlequina para compor a maquiagem de Reznik (Maria Bello). Queria saber, onde essas pessoas encontram tempo para se maquiar em meio a uma guerra?!

Por incrível que pareça, Nick Robinson, de Jurassic World, é o melhor ator em cena. A única performance relevante de Chloë Moretz é, quando Cassie dá um tapa em Evan, interpretado por Alex Roe, que o que tem de bonito, tem de descartável [no filme]. Mas, é claro que “precisamos” de um triângulo amoroso.

Em meio a tanta decepção, eis uma satisfação: “Alive”, da Sia, que além ser MARAVILHOSA e tocar no trailer, combina com a proposta do longa.

2 estrelas

Título original: The 5th Wave
Diretor: J Blakeson
Ano: 2016
Duração: 112 min
Distribuidor: Sony Pictures
Elenco: Chloë Grace Moretz, Nick Robinson, Alex Roe, Ron Livingston, Maggie Siff, Maria Bello, Liev Schreiber

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s