Instituto Peregrine para Crianças Peculiares.
Baseado em “O Orfanato da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares”, escrito por Ransom Riggs, O Lar das Crianças Peculiares acompanha Jake (Asa Butterfield), um jovem de 16 anos, que após a estranha morte do avô vai com o pai para o País de Gales em busca da srta. Peregrine (Eva Green), que lhe contará tudo, segundo a última frase proferida pelo avô. Ao chegar no lugar em que ela viveria, ele descobre que o local foi atingido por um míssil durante a Segunda Guerra Mundial, mas, ao investigar a mansão, Jake descobre uma fenda temporal onde vive a srta. Peregrine e várias crianças peculiares.
Dirigido por Tim Burton, a adaptação apresenta diversos toques peculiares típicos do excêntrico diretor, além de uma participação especial do próprio Burton. Já o roteiro inicia bem, faz referência às imagens presentes no livro, transcorre de forma singular, mas acaba tornando-se clichê. A parte final do longa apresenta elementos de “Cidade dos Etéreos” e “Biblioteca das Almas”, segundo e terceiro volume da série na qual é baseado.
Samuel L. Jackson e o elenco das crianças peculiares, especialmente os pequeninos que esbanjam graça e fofura, são os grandes destaques do longa. Os diálogos proferidos pelo personagem de Jackson, Barron, criado especificamente para o filme, são falas divertidas e coerentes com cada cena e situação ocorrente. O talento de Eva Green poderia ter sido mais aproveitado, enquanto a oscarizada Judi Dench é altamente desprezada, não tendo utilidade alguma na película.
A trilha sonora, assim como os diálogos de Barron, adapta-se a cada cena e situação, até mesmo nas mais atuais. Já a música-tema “Wish That You Were” é interpretada pelos maravilhosos da Florence + The Machine, e toca apenas nos créditos finais.
Título original: Miss Peregrine’s Home for Peculiar Children
Diretor: Tim Burton
Ano: 2016
Duração: 2h e 7min
Distribuidor: Fox Film do Brasil
Elenco: Asa Butterfield, Eva Green, Ella Purnell, Allison Janney, Samuel L. Jackson