♪ You’ve got a friend in me ♪
Nove anos após termos chorado rios, mares e oceanos com o final de Toy Story 3, Woddy, Buzz e companhia retornam para uma última aventura (?).
Em Toy Story 4, Woody toma para si a responsabilidade de cuidar de Garfinho, o novo “brinquedo” de Bonnie, sua atual criança (pós Andy). Porém, Garfinho se considera lixo (por ser um garfo descartável) e para lá deseja retornar. Quando a família de Bonnie parte em uma viagem, juntamente com todos os brinquedos, Woddy precisará se dispersar dos amigos e ir atrás do talher, onde acabará reencontrando Betty, que passou os últimos anos se aventurando por aí.
Mais uma vez, digo isso depois do maravilhoso (tapa sem mão) Divertida Mente, a Disney Pixar trazem um filme para adulto disfarçado de animação infantil. O desenho em si tem o intuito de atrair e destinar-se ao público infantil, entretanto toda a(s) mensagem(ns) do longa é/são dirigida(s) aos mais grandinhos.
Você acha mesmo que o sentido por trás da frase “Eu não queria ficar em uma prateleira esperando a vida acontecer” é direcionado a uma criança?
Em contrapartida, Toy Story 4 é o filme mais divertido de toda a franquia. Eu não me recordo de ter rido tanto com uma animação. E tudo isso é, em grande parte, mérito de Buzz Lightyear, Garfinho e suas falas. O entendimento de Buzz de “voz interior” rende cenas hilárias. Garfinho e o “lixo!” também não ficam para trás.
Assim sendo, Toy Story 4 é menos emocionante que Toy Story 3, no sentido de derramamento de lágrimas, mas ainda é altamente tocante. Além de encerrar uma era, acreditamos.
⭐⭐⭐⭐
Título original: Toy Story 4
Diretor: Josh Cooley
Ano: 2019
Duração: 1h 40min
Distribuidor: Disney Pixar
Vozes de: Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Annie Potts, Keanu Reeves