Pa.ra.si.ta [adj m+f e sm.] 1.Diz-se de ou organismo que vive de e em outro organismo, dele obtendo alimento e não raro causando-lhe dano; 2. diz-se de ou indivíduo que vive à custa alheia por pura exploração ou preguiça.
Em Parasita, os membros da família Kim encontram-se desempregados e vivendo na pobreza. Até que, o amigo de Kim Gi Woo (Choi Woo Shik) o recomenda como tutor de uma jovem, filha de um grande empresário da área de TI. A partir dessa oportunidade, Gi Woo conta a astúcia de sua irmã Kim Gi Jung (Park So Dam) e seus pais para empregar a todos na residência dos Park.
Acredita-se, então, que os Kim finalmente encontraram um emprego que paga bem, sairão da miséria e viverão felizes para sempre, certo? Nananinanão!
Não há outra palavra para definir o longa sul-coreano além de surpreendente. É “eita atrás de eita”, como diz o meme. Surpresas aguardam não só os personagens, como também o espectador. Eu fui tombada ao assistir esse filme!
Mas não apenas de reviravoltas vive o filme de Bong Joon Ho. As críticas sociais, os paralelos entra uma família de uma classe social e outra, os tapas sem mão. Só realmente assistindo (e você deve assistir) para compreender a obra que Parasita é.
As atuações do septeto composto por Song Kang Ho (Kim Gi Taek), Jang Hye Jin (Park Chung Sook), Choi Woo Shik, Park So Dam (minha Cinderela coreana, rainha, dona e proprietária de Parasita), Lee Sun Kyun (Park Dong Ik), Cho Yeo Jung (Choi Yun Gyo) e Lee Jung Eun (Moon Gwang) só elevam a qualidade de 기생충.
P.s. te desafio a não ficar entoando “Jessica, 외동딸 (oedongttal), Illinois, Chicago…” após assistir Parasita.
⭐⭐⭐⭐
Título original: 기생충
Diretor: Bong Joon Ho
Ano: 2019
Duração: 2h 12min
Distribuidor: Alpha Filmes/Pandora Filmes
Elenco: Song Kang Ho, Jang Hye Jin, Lee Sun Kyun, Cho Yeo Jung, Choi Woo Shik, Park So Dam