“Yê, Pêa”¹.
Em The King – Eternal Monarch (O Rei Eterno, em português), Lee Gon (Lee Min Ho) é o imperador do Reino da Coreia desde os oito anos, após seu pai, o rei anterior, ter sido morto pelo irmão, Lee Lim (Lee Jung Jin), que almejava assumir o trono. Durante uma de suas expedições, Lee Gon se depara com uma floresta de bambu, que abriga um portal capaz de transportá-lo para um mundo paralelo.
Do outro lado do portal, eis a República da Coréia, local onde reside a tenente Jung Tae Eul (Kim Go Eun). Tae Eul irá se deparar com Lee Gon em plena Praça Gwanghwamun, localizada no centro de Seul, porém, mal sabe ela, que o rei ansiava muito encontrá-la.
O Rei Eterno é um drama que foi esperado por muitos, afinal tratava-se do primeiro projeto televisivo de Lee Min Ho após o cumprimento de seu serviço militar; de Kim Go Eun após Goblin; e de Woo Do Hwan após My Country: The New Age (Meu País: A Nova Era, em português). Ok, o último não levou tanto tempo assim.
Escrito por Kim Eun Sook, também autora de Mr. Sunshine, Goblin, Descendants of the Sun, entre outros (ou seja, a grande maioria de vocês já sabe o que os espera, certo?), The King, desde o princípio, é um drama marcado por 1001 teorias: “Quem salvou o ___? Quem é o menino do ioiô? Será que ___ é um agente duplo? Como a ___ funciona partida ao meio?”. Como mencionado, são muitas questões, onde o espectador acerta algumas já nos primeiros episódios, enquanto outras são dignas de “O QUÊ? COMO? POR QUE?”.
Atenção: podem esperar referências a Goblin, sim! De que forma? Não direi. Mas é maravilhosa! Se tantos dramas a fora fizeram isso, por qual razão a dona e proprietária do drama não poderia fazer o mesmo?
Clique e conheça a Loja da Garota Blockbuster
The King é um drama histórico (sinônimo de alguma desgraça envolvida originada por desejo de poder), fantástico (fantasioso também não está errado), romântico (onde o “eu te amo” não veio cedo demais, ok?) e enigmático (lembra das 1001 teorias?).
O drama coreano também rende muitas risadas e gargalhadas, onde 95% delas é graças a Jo Eun Sub de Woo Do Hwan (desculpa, Min Ho, mas o dono desse dorama é o Do Hwan). Porém, ao aproximar-se da reta final, lágrimas são aguardadas e derramadas.
Porém, não só de teorias, risos e lágrimas vive The King – Eternal Monarch. O drama também tem direções de cenas de tirar o fôlego, fotografias fascinantes e personagens notáveis.
Chega de protagonistas benevolentes. Com “Pêa”/Majestade/Lee Gon é colheu, plantou. A ordem do rei é a lei. Enquanto isso, na República da Coréia, temos Jung Tae Eul, policial badass, que corre atrás de bandido e repreende e prende quem abraça-la sem sua permissão. As atuações de Min Ho e Go Eun, que interpreta duas personagens dissemelhantes (em termos de personalidades), são incríveis. Falando nisso, não é só Lee Gon e Tae Eul que são notáveis, como a química entre os dois é notada até por quem (ainda) não assistiu ao drama. Casal que cruza os portais do universo é outro nível!
Lee Jung Jin, que viveu Lee Lim, e Jung Eun Chae, que interpretou Goo Seo Ryung, a primeira-ministra do Reino da Coreia, estão odiosos em seus respectivos papéis. Porém, a representatividade feminina de Seo Ryung em meio a um ambiente altamente masculino é gigantesca. E os “pisões” que a mesma dá, you go, girl! Entretanto, a minha afeição com Goo Seo Ryung começa e termina aí.
Todavia, quem realmente dá um show de atuação dupla é Woo Do Hwan, que interpreta Jo Yeong e Jo Eun Sup, dois personagens idênticos lendários, inesquecíveis, maravilhosos, mas completamente diferentes entre si.
A trilha sonora de The King também é ótima, com canções de Davichi, Gummy, Paul Kim, entre outros, mas, em especial, Hwasa com “Orbit” (se você já assistiu – ou quando assistir – o drama e ao ouvir essa música não relembrar o impacto de “Protejam-na! É a futura rainha do Reino da Coreia”, você viu errado).
Enfim, assim como seu desfecho agridoce, The King – Eternal Monarch não irá superar a expectativa de todos, mas satisfará muitos.
¹Espectadores entenderão
⭐⭐⭐⭐
Título original: 더 킹: 영원의 군주
País: Coréia do Sul
Emissora: SBS
Ano: 2020
Episódios: 16
Duração: 70 min
Elenco: Lee Min Ho, Kim Go Eun, Woo Do Hwan, Kim Kyung Nam, Jung Eun Chae, Lee Jung In