Lealdade
Coragem
Verdade
Live-action da animação de mesmo nome, Mulan acompanha a história da princesa heroína da Disney, Hua (ex Fa) Mulan (Liu Yifei), filha mais velha da família Hua, que disfarçada como um soldado, toma o lugar de seu pai no exército após o imperador da China decretar que um homem de cada família dever servir.
É de conhecimento da maioria que Mushu, Shang, Gri Li, vovó Fa e as músicas originais não estão presentes no live-action. No entanto, grande parte foi lembrada no filme de forma, literalmente, diferente (ou nem tanto assim).
A ausência das canções originais é suprida, devido ao tom mais sério do filme. Porém, alguns trechos musicais foram empregues por meio de diálogos no longa.
Integralmente, o que deixa a desejar no longa são: a personagem Xian Lang (Gong Li), uma mulher poderosa, que poderia ter agregado ainda mais girl power e valor a trama, mas, infelizmente, não foi devidamente aproveitada; e alguns efeitos especiais, especialmente nas cenas em telhados.
Apesar disso, Niki Caro, diretora de Mulan, faz uso de estratégias de direção engenhosas.
Em contrapartida, a performance de Liu Yifei como Mulan é o auge do longa. Yifei apoderou-se do espirito leal, corajoso e verdadeiro da personagem original e a honrou como tal.
Enquanto isso, a trilha sonora do filme é dominada por outra mulher poderosa chamada Christina Aguilera. X-Tina dá voz a “Loyal Brave True” e novamente a “Reflection”, interpretada pela mesma na ost da animação. A última canção também conta com uma versão em mandarim cantada por Liu Yifei.
Mulan (2020) não é inteiramente fiel a animação de 1998, entretanto captura sua essência.
⭐⭐⭐
Título original: Mulan
Diretor: Niki Caro
Ano: 2020
Duração: 1h 55min
Distribuidor: Walt Disney Studios
Elenco: Yifei Liu, Gong Li, Yoson An, Jason Scott Lee, Jet Li, Donnie Yen