Filme: A Voz do Silêncio (Koe no Katachi)

Who says
Who says you’re not perfect
Who says you’re not worth it
Who says you’re the only one that’s hurting¹…

A Voz do Silêncio acompanha Nishimiya Shouko, uma jovem surda que começa a estudar em uma classe normal, onde sofre bullying e é hostilizada por seus colegas, especialmente, Ishida Shouya. Porém, quando a mãe de Nishimiya notifica a direção e transfere a filha para outra instituição, Ishida recebe toda a culpa pelas atrocidades cometidas a menina.

Agora, no terceiro ano do ensino médio, o feitiço virou contra o feiticeiro e Ishida é o alvo dos bullies da escola. Atormentado por suas atitudes no passado, Shouya decide reencontrar Shouko e desculpar-se por todo mal que a infligiu.

Baseado no mangá de mesmo nome escrito por Yoshitoki Oima, a animação fala sobre redenção, depressão, bullying, suicídio e aceitação. Temas pesados que podem, sim, servir de gatilho, mas que são abordados de forma impressionante.

Em consequência, o filme também conta uma reviravolta inquietante.

A direção de Koe no Katachi, no original romanizado, deixa a desejar em determinados planos, por efeito de alguns ângulos atípicos. No entanto, a obra é esteticamente notável, expressiva e fiel as ilustrações originais de Oima.

Ishida Shouya tem a melhor evolução de personagem. O desenvolvimento do mesmo é bonito e, sincronicamente, inspirador (ainda que o abomine na primeira parte do longa). Em contrapartida, Nishimiya Shouko é um caso de amor e raiva, pois, ao mesmo tempo em que deseja sacudi-la por ser tão gentil com quem a ofende moral e fisicamente, você quer colocá-la em um potinho e a proteger de todo e qualquer mal.

Vale dizer que, tanto os colegas de classe e amigos de Shouya quanto a irmã de Shouko contribuem para o crescimento dos personagens principais e vice versa.

Por fim, a trilha sonora de A Voz do Silêncio é altamente surpreendente, especialmente a presença da banda The Who na mesma, algo inusitado em uma animação japonesa.

P.s. separe os lencinhos.

¹Quem disse?
Quem disse que você não é perfeito?
Quem disse que você não vale a pena?
Quem disse que você é o único que está sofrendo?

⭐⭐⭐

Título original: 聲の形
Diretor: Naoko Yamada
Ano: 2016
Duração: 2h 9min
Vozes de: Hayami Saori, Irino Miyu, Aoi Yuki, Kaneko Yuki, Ono Kensho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.