♪ Welcome to the Hotel California ♪
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis acompanha Shang-Chi (Simu Liu), um jovem chinês que desde criança foi treinado por seu pai para tornar-se um mestre das artes marciais e, consequentemente, um assassino profissional. Entretanto, Shang deserta e foge para a América, onde será Shaun. Todavia, o passado manda um cartão postal e o herói precisará encarar o seu legado.
A Lenda dos Dez Anéis é o segundo longa da Fase 4 do MCU (Universo Cinematográfico Marvel, em português), precedido por Viúva Negra (2021), e um filme de origem promissora, cativante e divertida(íssima) (as cenas no karaokê que o digam).
A representatividade, especialmente chinesa, começa pela origem do herói (e dos dez anéis) e estende-se ao elenco quase inteiramente asiático, a ambientação, as cenas de luta e a trilha sonora instrumental.
Falando nisso, as cenas de luta e suas respectivas coreografias são LEN wait for it DÁRIAS.
Como efeito, por mais que Shang-Chi seja protagonizado por um homem (e eu falarei dele no próximo parágrafo), as mulheres também roubam a(s) cena(s), especialmente: Awkwafina como Katy (que, as usual, é responsável por diversos momentos hilários do filme), Meng’er Zhan, que vive Xu Xialing, Fala Chen (Ying Li) e a venerável Michelle Yeoh (Ying Nan).
Conhecido como mestre do kung-fu da Marvel, Shang-Chi é notavelmente e carismaticamente interpretado por Simu Liu.
Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis ainda conta participações especiais, onde uma delas arrancou um gritinho da pessoa que vos escreve, e duas cenas pós-créditos. Ou seja, sim, você precisa assistir o filme até o final, literalmente.
P.s. menção honrosa para Morris que, literalmente, mostrou o caminho.
NOTA: 4,5/5,0
Título original: Shang-Chi and the Legend of the Ten Rings
Diretor: Destin Daniel Cretton
Ano: 2021
Duração: 2h 12min
Distribuidor: Disney
Elenco: Simu Liu, Tony Leung, Awkwafina, Michelle Yeoh