Filme: Em Um Bairro de Nova York

♪ En Washington Heights ♪

Baseado no musical da Broadway de mesmo nome escrito por Lin-Manuel Miranda (também criador e intérprete de [Alexander] Hamilton (peça/filme)), In The Heights, no original, acompanha, principalmente, Usnavi (Anthony Ramos), imigrante da Republica Dominicana, a comunidade de Washington Heights, em Nova York, um bairro proeminentemente residido por latino-americanos e seus sueñitos (pequenos sonhos, em português).

Não é novidade para ninguém que há pouca representatividade latina (e negra) nas produções hollywoodianas, especialmente, como protagonistas. E Em Um Bairro de Nova York abraça e representa essa comunidade com um elenco inteiramente latino (ou de descendentes) e filmado em Washington Heights.

Deixando logo a má notícia de lado, o filme apenas peca em representar negros latino-americanos, onde apenas o personagem Benny, vivido muitíssimo bem por Corey Hawkins (e cujo talento musical eu, lamentavelmente, desconhecia), um afro-americano, “cumpre essa função”.

Em contrapartida, o musical alabanza a cultura latina por meio de interpretações e canções admiráveis e contagiantes.

Anthony Ramos, que viveu John Laurens e Philip Hamilton em Hamilton, fez jus e honrou seu primeiro papel como protagonista. E o gingado desse menino, gente?! Além de Ramos, Melissa Barrera, Gregory Diaz IV e Daphne Rubin-Vega surpreenderam e encantaram nessa produção.

A propósito, Em Um Bairro de Nova York não só tem participações de atores de Hamilton (Ramos, Miranda, Christopher Jackson), como uma referência MARAVILHOSA ao mesmo. ♪ Da da da dat da, dat da da da da ya da ♪

A propósito – parte 2, Lin-Manuel, Jackson e Olga Merediz viveram, respectivamente, Usnavi, Benny e Abuela Claudia na produção da Broadway de In The Heights. Merediz reviveu a personagem no filme.

Agora, as músicas acrescidas de suas respectivas coreografias, meu caro leitor, são as verdadeiras protagonistas. Especialmente, “In The Heights”, “96,000” e “Carnaval Del Barrio”, onde esta última exalta as bandeiras de países latino-americanos, especialmente, República Dominicana, Porto Rico, México e Cuba. E por mais que, infelizmente, o Brasil não seja exaltado, nossa bandeira está presente na cena.

A combinação da direção de Jon M. Chu, que tem experiência com filmes de dança, como Ela Dança, Eu Danço 2 e Ela Dança, Eu Danço 3D (um dos meus favoritos), das composições de Lin-Manuel Miranda, das coreografias e dos efeitos visuais é fantástica. O que só contribuiu para a singela grandiosidade que é Em Um Bairro de Nova York.

P.s. há uma cena pós-créditos. Ou seja, assista até o final, literalmente.

⭐⭐⭐⭐

Título original: In The Heights
Diretor: Jon M. Chu
Ano: 2021
Duração: 2h 23min
Distribuidor: Warner Bros.
Elenco: Anthony Ramos, Melissa Barrera, Corey Hawkins, Leslie Grace, Lin-Manuel Miranda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.