“Diga meu nome! Billy!”.
Shazam! conta a origem do super-herói homônimo da DC, vivido por Zachary Levi, que ganha vida após o adolescente Billy Batson (Asher Angel) dizer seu nome: Shazam! Ao tentar descobrir seus poderes (super força, velocidade, voar…), ele contará com o auxílio de seu irmão adotivo, Freddy (Jack Dylan Grazer).
Depois do maravilhoso Mulher-Maravilha, até então, o melhor filme desta fase da DC, e Aquaman, o estúdio acerta novamente com Shazam!. O longa é simplesmente hilário, mas não de forma boba ou forçada, e aprazível. O roteiro é muito bem construído, solucionando as perguntas realizadas, mas obviamente deixando gancho para uma sequência.
Falando nisso, Shazam! tem duas cenas pós-créditos: uma bastante intrigante, e a outra mais zueira.
Em contrapartida, o longa conta com participações mais que especiais, como a do ator John Glover, que interpretou Lionel Luthor na série de TV, Smallville, e o Dr. Jason Woodrue em Batman & Robin (1997) e vive o pai do vilão, Dr. Silvana, vivido por Mark Strong. Além de cof cof Seth Cohen cof cof #entendedoresentenderão e diversos easter eggs, que vão de personagens do universo DC a filmes terror da Warner Bros.. Ou seja, fique de olhos bem abertos.
Filmes da DC sabem compor uma trilha sonora eletrizante, vulgo o fatídico Esquadrão Suicida com sua OST matadora, e, obviamente, com Shazam! não seria diferente. O longa conta com uma cena maravilhosa ao som de “Don’t Stop Me Now”, do Queen. Talvez tenha sido uma compensação do estúdio por incluir o HINO “Bohemian Rhapsody”, também do Queen, em Esquadrão?!
Enquanto isso, as atuações estão ótimas, destacando, mais que merecidamente, Zachary Levi. Que homem! Que ator! E a química do mesmo com Jack Dylan Grazer, de It – A Coisa GAZEBO!, é sensacional. Se não fosse a estrutura física, Levi poderia muito bem se passar por um adolescente de 14 anos.
Uma menção honrosa aos atores mirins Ian Chen e Faithe Herman, das séries de TV Fresh Off the Boat e This Is Us (aquele seriado que me faz chorar, basicamente, toda semana), respectivamente. Que bolinhos!
Porém, como nem tudo são raios sendo disparados recarregando celulares, Shazam! deixa a desejar em seus efeitos especiais, especialmente em cenas de voo aproximadas, e na demora de Billy em convocar seus irmãos. Porém, quando isso realmente acontece… Foi uma cena de arrasar!
⭐⭐⭐⭐
Título original: Shazam!
Diretor: David F. Sandberg
Ano: 2019
Duração: 2h 12min
Distribuidor: Warner Bros.
Elenco: Zachary Levi, Jack Dylan Grazer, Asher Angel, Mark Strong, Djimon Hounsou