♪ Smile though your heart is aching… ♪
Antes de mais nada, é necessário esclarecer que Coringa não faz parte do Universo Estendido DC como Shazam! (2019), Aquaman (2018), Mulher-Maravilha (2017), entre outros, ou tem qualquer relação com os mesmos. Trata-se de um filme original.
Ambientado em 1981 e baseado nos personagens da DC Comics, Coringa acompanha Arthur Fleck (Joaquin Phoenix), um homem com distúrbios mentais, que luta para sobreviver em meio a sociedade despedaçada de Gotham. Fleck trabalha como palhaço, mas sonha em tornar-se comediante de stand-up. Certo dia, após tomar uma atitude violenta no metrô, Arthur acaba iniciando um motim, que desencadeará o “nascimento” do Coringa.
Joker, no original, é um filme que tem inúmeros gatilhos para quem sofre de algum transtorno mental ou sinta-se desconfortável ao assistir cenas com alto teor de violência. Ou seja, se esse for o seu caso ou de alguém conhecido que tenha a intenção de assistir o longa, é melhor repensar tal decisão.
Coringa não narra apenas a origem de um dos vilões mais icônicos da DC Comics, como também aborda o preconceito à cerca de pessoas com distúrbios mentais, de cor e anões. Além disso, também demonstra a reação da sociedade diante de determinados acontecimentos.
A direção de Todd Philllips, particularmente seus planos fechados, é atípica mas, ao mesmo tempo, notável. Já o roteiro, escrito por Phillips em parceria com Scott Silver, cresce com o desenrolar do longa. Coringa começa de forma lenta e introdutória e vai ganhando forma com o passar do tempo. Há um plot twist presente no mesmo que, realmente, não se viu chegando.
O fan service está garantidíssimo. Feitios e nuances do vilão, menções e elementos de Gotham City, cidade natal do Batman, também estão inseridos na trama.
Joaquin Phoenix está fantástico em cena. Coringa lhe caiu como uma luva. A performance de Phoenix é o grande destaque do longa. Entretanto, não só do admirável desempenho de Joaquin vive o filme. Robert De Niro também está sensacional como o apresentador televisivo, Murray Franklin. Já Zazie Beetz surge de forma bem mais amena, em comparação a Domino, sua personagem em Deadpool 2.
Enfim, Coringa é um ótimo filme, mas, ao mesmo tempo, bem perturbador.
⭐⭐⭐⭐
Título original: Joker
Diretor: Todd Phillips
Ano: 2019
Duração: 2h 1 min
Distribuidor: Warner Bros. Pictures Brasil
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz, Brett Cullen, Fraces Conroy